7 dicas de como estudar para o Enem

Todos os anos, milhões de pessoas participam do Enem, exame que avalia os estudantes concluintes do Ensino Médio e é, atualmente, o principal meio de ingresso ao ensino superior. Por isso, te mostramos 7 dicas de como estudar para o Enem.

A preparação para as provas do Enem deve ser planejada e seguida com comprometimento e responsabilidade. Não deixe os estudos para as últimas semanas, pois o conteúdo é extenso.

Lembre-se de que tudo que foi ensinado durante os três anos do Ensino Médio será cobrado, por isso, é essencial se preparar bem para ter os melhores resultados. Confira nossas 7 dicas de estudo para se dar bem no Enem!

1 – Organize o seu material de estudo

Defina as matérias e conteúdos em dias específicos. O ideal é não ficar muito tempo sem ter contato com determinado assunto.

2 – Refaça as provas anteriores

As provas anteriores do Enem são muito importantes, pois, através delas, você pode ter uma base de como são elaboradas as questões. Refazendo cada uma, seu conhecimento será testado e você ficará mais familiarizado com os assuntos.

3 – Procure um lugar tranquilo para os estudos

Se concentrar durante o tempo de estudos é essencial. Procure um lugar calmo, sem barulhos e interrupções. Assim, se concentrar fica muito mais fácil e o estudo flui melhor.

4 – Escreva sempre

A prova de redação é muito temida e aguardada todos os anos pelos estudantes que farão o exame.

Elabore um texto dissertativo toda semana e peça a correção para um professor ou colega, sendo assim possível melhorar e verificar quais são os erros e fraquezas que podem ser melhorados na escrita.

5 – Não acumule dúvidas

Procure esclarecer imediatamente todas as dúvidas, seja com algum colega, professor ou até mesmo pela internet.

Dessa forma o estudo pode ser prosseguido e flui melhor, pois todo o conteúdo foi compreendido.

6 – Descanse

É importante conciliar os estudos com atividades físicas regulares e momentos de lazer. Isso melhora sua saúde e o rendimento dos seus estudos. Dormir bem é outro fator importante, é durante o sono que o cérebro fixa e retém o estudo. O corpo descansa e repara durante a noite, por isso, procure dormir pelo menos 8 horas por dia.

7 – Faça revisões

O hábito de fazer revisão deve ser estabelecido durante toda a sua preparação, assim você pode rever a matéria ou conteúdo de forma muito mais dinâmica e resumida. Para evitar a ansiedade pré-prova o resumo também é importante, já que ao chegar perto do dia do exame o estudante tem pouco tempo. Ao ler os resumos é possível relembrar e fixar os conteúdos já estudados.

Mesmo com essas dicas, você sente dificuldade em estudar para o Enem? A gente te ajuda um pouquinho mais: preparamos o Planejador de Estudos, uma planilha de rotina diária para que você organize a sua rotina de estudos de acordo com as matérias que você precisa estudar e o tempo que você tem disponível.

Baixe o Planejador de Estudos da Doctum e organize a sua rotina de aprendizado e revisão!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *